quarta-feira, 14 de setembro de 2016

A IMPORTÂNCIA DA PALHADA NO SISTEMA DE PLANTIO DIRETO

   


  O Sistema de Plantio Direto fundamenta-se na ausência de revolvimento do solo, em sua cobertura permanente e na rotação de culturas. São técnicas interdependentes que promovem a melhoria do ambiente  como um todo, inclusive a qualidade de vida do homem, e o caráter socioeconômico que permite a sustentabilidade da atividade agrícola.            

Resultado de imagem para plantas de cobertura do solo


     O SPD teve seu desenvolvimento na década de 1970, com o surgimento do herbicida Paraquat, que veio substituir o preparo do solo no controle de plantas daninhas, sendo que a razão principal da adoção do sistema pelos produtores, foi a intensa degradação ambiental, provocada pela erosão  dos solos, elevando os custos de produção, tornando a atividade agropecuária insustentável.

     A camada de partículas que formam a palhada, cobre a superfície do solo,fazendo com que atenue ou dissipe a energia, protegendo-o contra o impacto direto das gotas de chuva, reduzindo o movimento superficial do excesso de água que não infiltrou no solo, impedindo o transporte e o arrastamento de partículas pela enxurrada, minimizando ou mesmo eliminando a erosão. A  superfície do solo e seus agregados também ficam protegidos da ação direta dos raios solares e do vento.

     A palhada reduz a evapotranspiração, permitindo uma maior infiltração e armazenamento de água no solo, gerando na camada mais superficial, temperaturas mais amenas ao desenvolvimento das plantas e organismos. A  palha impede o aquecimento rápido e excessivo do solo e reduz a perda de calor. A amplitude de variação térmica é menor, favorecendo a germinação e desenvolvimento das culturas e a atividade dos microorganismos do solo. 

     A degradação da palhada, de forma lenta e gradativa, promove aumento da matéria orgânica e da atividade microbiana, que, aliada à mineralização, disponibiliza nutrientes às plantas, melhorando a produtividade. A palha é fundamental para a cobertura permanente do solo, na promoção do controle das plantas daninhas, na melhora dos atributos físicos, químicos e biológicos, sendo fator decisivo no Sistema de Plantio Direto, notadamente pelo surgimento de substâncias orgânicas (ácido s fúlvicos, húmicos e humina) e mineralizadas ,contendo cálcio, magnésio,fósforo, potássio, nitrogênio, enxofre e outros, que ficarão disponíveis às plantas,com redução do uso dos insumos químicos.

     O Sistema de plantio direto na palha recebe o estímulo e promoção do Ministério da agricultura pela Coordenação do Manejo Sustentável dos Sistemas produtivos (CMSP) e da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC).
     
     



Nenhum comentário:

Postar um comentário